História


Fundado em 1995, junto com a MLS, o LA Galaxy se tornou ao longo dos tempos um dos maiores clubes da Major League Soccer, que teve sua primeira edição em 1996. 

E justamente no primeiro ano de liga o LA chegou à final. Porém, o time comandado até então pelo alemão Lothar Osiander não conseguiu passar pelo D.C. United, que venceu por 3x2. E as duas equipes voltaram a se enfrentar no Foxboro Stadium e novamente o United venceu: 2x0. 

Era um início meio que "constrangedor". Dois vice-campeonatos poderiam colocar uma sina no clube, que tinha como estádio o Rose Bowl. Mas não demoraria muito pra vim a primeira MLS Cup. 

A equipe vinha de mais uma perda em 2001 contra o Earthquakes e não poderia de jeito nenhum ter um resultado negativo novamente. Com jogadores como Alexi Lalas, Cobi Jones, Simon Elliott, Mauricio
Cienfuegos em campo, o LA Galaxy bateu o New England Revolution por 1x0 com gol de ouro feito Carlos Ruíz, o time de Los Angeles conquistou sua primeira MLS Cup. Só pra critério de informação, o LA Galaxy iniciou aquela partida com: Kevin Hartman; Alexi Lalas, Danny Califf, Tyrone Marshall e Ezra Hendrickson; Sasha Victorine, Mauricio Cienfuegos, Simon Elliott e Cobi Jones; Alejandro Moreno e Carlos Ruíz. Técnico: Sigi Schmid. Mitos! A partida teve o maior público de uma MLS Cup: 61,316 pessoas no Gillette Stadium, na cidade de Foxborough, Massachusetts. Três anos depois, mais uma MLS Cup pra cima do New England Revolution. E novamente na prorrogação, só que sem gol de ouro, que já havia sido extinto da Major League Soccer. 1x0 com gol do guatemalteco Guillermo Ramírez, que fez aos 2' do segundo tempo da prorrogação. Dois brasileiros atuaram pelo LA naquela partida: O atacante Naldo, que entrou no lugar de Cobi Jones e Paulo Nagamura, que foi escolhido como titular por Steve Sampson, técnico do clube na época. 

Time campeão da Concacaf Champions League 2000

Antes dessas duas MLS Cup, o LA Galaxy já tinha conquistado seu maior título até dias atuais: a Concacaf Champions League de 2000, ao vencer o Olímpia de Honduras, por 3x2. Hendrickson (36' e 78') e Cobi Jones fizeram pro LA, campeão do torneio continental pela primeira vez. Porém, o clube não teve o direito de disputar o Mundial de Clubes do ano seguinte, até porque o mesmo não ocorreu por conta de problemas com um patrocinador da FIFA (confira aqui todas as conquistas do LA Galaxy)

No dia 11 de Janeiro de 2007 o LA anunciou a maior contratação de sua história: David Beckham, vindo do Real Madrid. O inglês revolucionou totalmente o LA Galaxy e o "soccer" nos Estados Unidos. Com Beckham, a MLS ganhou uma visibilidade muito maior no Mundo da bola. Foram criadas regras que até hoje dão certo, como a do Designated Player, onde cada time pode ter 3 jogadores que ganhem acima do teto salarial da liga, visando o equilíbrio financeiro dos clubes. 

Com Beckham, o LA conquistou mais duas MLS Cup: 2011 e 2012, ambas em cima do Houston Dynamo. Aliás, foi na MLS Cup de 2012 que Beckham fez sua última partida com a camisa do LA, deixando um tipo de "legado" muito forte no futebol dos Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário