quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Um papo com Pétrick Moreno sobre o Tijuana, adversário do LA Galaxy nas quartas da CCL

O confronto contra o Tijuana se aproxima! Faltam apenas 21 dias para a primeira partida entre LA Galaxy e Tijuana, em Los Angeles, válida pela Concacaf Champions League. E já em um dos primeiros posts sobre os nossos adversários, conversamos com o Pétrick Moreno, que acompanha de perto o futebol mexicano e tem muito pra nos contar sobre o nosso rival.


Ele falou sobre os principais jogadores da equipe, o esquema tático, atual momento e do que espera da partida. Ficou bem interessante. Enfim, leiam!

Primeiro agradecer pela chance de te entrevistar. Uma grande honra para o blog!

Olá amigo. Eu agradeço essa oportunidade de falar um pouco desse instável Xolos, no qual dissecarei respondendo suas perguntas. 


Na sua opinião, qual jogador do Tijuana poderá dar mais trabalho ao LA Galaxy? Existe uma forma para pará-lo?

Atualmente, dois jogadores em especial são as grandes armas do Tijuana. Cristian Pellerano que registra quatro gols em 618 minutos da atual Liga MX (meia marcador com grande qualidade de finalizações de média e longa distância) e Fidel Martinez (desequilibrante e incisivo pelo lado esquerdo). Outro que apesar de não viver seu melhor momento mas tem qualidade é Arce, articulador, pensador do meio campo e com qualidade técnica nas bolas paradas. 


Quais são os pontos fracos e fortes dos Xolos?

Aquela solidez defensiva do Tijuana de Turco Mohamed na Libertadores definitivamente acabou, atualmente a equipe não apresenta a mesma disciplina tática e aplicação, setor de defesa não é mais seu grande trunfo contra os inimigos. Talvez o grande ponto forte seja individualidade de seus jogadores, tecnicamente o Tijuana é dotado de jogadores de muita qualidade em todas as linhas. 


O Tijuana vem de uma serie meio que inconstante... perde, ganha, perde, ganha e por aí vai. Acha que chega como favorito para o duelo na CCL?

Sinceramente acho bastante difícil responder isso, uma pelo momento inconstante do Tijuana do qual você citou com brilhantismo, outra que conheço pouco do LA Galaxy. Na minha opinião não há favoritos. 


O setor de ataque do Tijuana marcou apenas seis gols esse ano, todos eles com Dario Benedetto. Qual o motivo desse fraco desempenho? 

Me parece bastante conclusivo, Moreno e principalmente Duvier Riascos fazem falta ao Tijuana. Visivelmente o ataque ainda não se adaptou com a saída de ambos (principalmente de Duvier) e aqueles que chegaram para ocupar seus postos têm fracasso. 


O que me diz sobre Hérculez Gomez e Paul Arriola, ex-jogadores do LA Galaxy (o último saído da base)?

Hérculez Gomez tem sido uma decepção. Contratado para ser referência do ataque no lugar do transferido Moreno, Hérculez pouco tem feito (quase nada), espera-se que com o melhorar de sua forma física possa jogar aquele futebol que muito se espera dele. Paul Arriola tem sido aproveitado gradativamente, porém nada que desperte muito entusiasmo no hincha do Tijuana por enquanto. Tem potencial para crescer, mas a pouca idade ainda interfere bastante nas leituras de jogada.


O que está achando do trabalho do técnico César Farías no Tijuana até aqui? Está substituindo bem Jorge Almirón? 

Trabalho de César Farías é complicado de se avaliar com tão pouco tempo, porém algumas conclusões podem ser tiradas. Na Liga MX, César Farías tem uma efetividade de 47,62 dos pontos, ou seja, meio da tabela. Por um lado, Farías tem conseguindo tornar o Tijuana competitivo outra vez, algo que não acontecia na era Almirón, onde futebolisticamente falando houve um retrocesso total em relação ao "mandato" de Turco Mohamed. Por outro lado, pela qualidade técnica da equipe, pouco se vê em termos de evolução ofensiva, onde por diversas vezes joga aquele famoso "futebol feio, mas de resultado".


Enfim, qual seu palpite para os jogos de ida e de volta das quartas-de-finais da Concacaf Champions League? Quem avançará para enfrentar Sporting Kansas City ou Cruz Azul? 

Palpite? Difícil dizer. Apostaria na classificação do time mexicano, mas acredito em uma série bastante equilibrada. Sobre classificar um ou outro, é apenas palpite.


Mais uma vez, obrigado por falar sobre o Tijuana aqui. Foi uma honra. Parabéns pelo trabalho com o futebol mexicano. Grande abraço! 

Eu que agradeço, espero que tenha respondido da melhor maneira possível para sanar qualquer dúvida sobre o Tijuana. Um abraço! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário