segunda-feira, 3 de março de 2014

O que esperar do LA Galaxy na temporada 2014 da MLS?

E vai começar mais uma temporada da Major League Soccer! Faltando cinco dias para a estreia do LA Galaxy na décima nona edição da MLS, o nosso blog preparou uma prévia do que poderá ser a temporada dos Angelinos nesse ano de 2014.

Foto: USA Today

Buscaremos acompanhar toda a temporada regular desse ano, além de playoffs (se o LA passar, e o fará). Além da Concacaf Champions League, US Open Cup e outros.

Bem, para esse ano, Bruce Arena buscou reformular o time após o 'fracasso' do ano passado (fracasso não por conta de resultados, números, mas pelo jeito de jogar). Jogadores que não eram aproveitados foram dispensados do clube ou mandados para o LA Galaxy II, como foi o caso de Laurent Courtois. E o melhor: conseguiram reforçar bem o elenco.

Não, não vieram craques, como tanto se especulou em 2013 (Kaká, Lampard...), mas jogadores que poderiam dar liga com o time. Ishizaki foi um deles. Talvez não seja titular logo no início da temporada, mas mostrou qualidade e fechou muito bem o meio-campo com Sarvas e Juninho, suprindo a carência de um bom quarto homem do setor. Husidic, bósnio, também chegou. Mas não deve ser titular, apesar de também mostrar ser melhor quem estava no elenco em 2013.

Nosso XI ideal 

Na defesa, Leonardo pareceu mesmo assegurar sua vaga no lado esquerdo do setor defensivo, fazendo dupla com Gonzalez. James Riley, jogador ex-Seattle Sounders chegou no clube como trialista e já faz parte do elenco principal. Ele se apresentou muito bem, defendendo bem sua lateral, ao contrário do segundo anista Cochrane que deixa muitos espaços. Porém, Riley não deve ser titular ao longo da temporada, já que Dunivant esteve machucado nessa preseason. Kyle Venter, zagueiro vindo do Draft também mostrou serviço, mas não me surpreenderei se jogar um período na USL Pro com o LA Galaxy II.

Chegando no ataque, o LA Galaxy contratou dois jogadores: Rob Friend, canadense, 33 anos e Samuel, emprestado junto ao Fluminense. Villarreal não participará dessa primeira parte da temporada, está com o Cruz Azul por empréstimo e ninguém sabe se irar voltar a Los Angeles.

Foi justamente o ataque um piores setores do LA no ano passado, e talvez Samuel (ou Friend) possam ajudar a Robbie Keane resolver o problema ofensivo que se instalou após a saída de Mike Magee para o Chicago Fire. Particularmente, achei Samuel uma melhor opção, mas não sei se Bruce irá escalá-lo. Rob Friend tem muito mais experiência e isso pode contar na hora da escalação. E ainda temos Robbie Rogers, mais um que esteve machucado, pra atuar naquele setor (ou no meio). Briga por posições será interessante.

Enfim, o que esperar do LA Galaxy? 

O elenco me parece melhor do que o de 2013, tem mais opções. Arena enfim deixou de insistir em jogadores como Stephens (nada contra). Não deu certo. A defesa parece ter melhorado com Riley, mas o titular nos principais jogos será Dunivant, que também é consistente. Ishizaki mostrou que pode ser uma boa opção para compor o meio-campo quando Bruce querer jogar com Donovan e Robbie Keane no ataque, que na maioria das vezes deve ser formado pelo segundo citado e Rob Friend, com Samuel como opção imediata. Veremos o que irá acontecer com Rogers.

Acho que até pra imprensa estadunidense o LA Galaxy não chega como um favorito pra 2014, por ter parte do seu esquema reconstruído, mas o time tem tudo para fazer uma temporada melhor do que a de 2013. Por ter jogadores  melhores e com Robbie Keane e Donovan - que fazem uma grande diferença - o LA pode sim dar a volta por cima do que aconteceu no ano anterior e fazer uma temporada boa. O primeiro desafio é contra o Real Salt Lake, nosso carrasco nos playoffs passado, no dia 09/03/14 às 00h30 em Brasília.


Transferências

Saíram: Jose Villarreal (empréstimo, Cruz Azul); Hector Jiménez (Columbus Crew); Greg Cochrane (Chicago Fire); Sean Franklin (via Re-Entry Draft, DC United); Colin Clark (Re-Entry Draft); Michael Stephens (dispensado); Carlo Cudicini (dispensado); Bryan Gaul (dispensado); Pablo Mastroeni (aposentado).

Chegaram: Baggio Husidic (Hammarby-SUE); Stefan Ishizaki (Elfsborg); Samuel (empréstimo, Fluminense); Rob Friend (Eintracht Frankfurt); Kyle Venter (via Draft, New Mexico); Raul Mendiola (LA Galaxy Academy); Bradford Jamieson IV (LA Galaxy Academy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário