segunda-feira, 1 de setembro de 2014

LA Galaxy x Chivas USA: um clássico somente fora de campo?

LA Galaxy e Chivas USA jogaram ontem o que seria o "último Super Clásico" entre as duas equipes. E após mais uma vitória do LA Galaxy - desta vez por 3 a 0 - ficou a questão: A rivalidade entre as duas equipes ocorreu dentro de campo?

Foto: Debby von Winckelmann

Bem, os últimos resultados mostram que não. O LA Galaxy vem massacrando o seu "rival" em todas as partidas que as franquias têm disputado. Contando com o 3-0 do último domingo, o Galaxy fez DOZE gols nos últimos QUATRO jogos. No retrospecto de 33 jogos, os Angelinos tem 21 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. A diferença é absurda.

Em outros países, como o Brasil por exemplo, sempre se fala que "clássico é clássico" e o que o time em pior fase tem chances iguais ao seu rival com melhor qualidade no momento. Isso inexiste quando se fala em LA Galaxy x Chivas USA. Qualquer pessoa com plena consciência do que fala/escreve diz que o Los Angeles é favorito.

Um esboço do que seria uma grande rivalidade aconteceu no auge do Chivas USA, quando a equipe conseguiu vaga para a Concacaf Champions League e mostrou para o que veio na Major League Soccer, desde quando foi fundado. Podemos considerar a rivalidade nos tempos de Sacha Kljestan no time com ascendência mexicana, mas é muito pouco. O Chivas representou muito pouco pra liga e a MLS acertou em comprar a franquia.

Enfim, a rivalidade entre LA Galaxy e Chivas USA só existiu fora de campo, por conta dos dois clubes serem da mesma cidade e dividirem o StubHub Center. O LA Galaxy é infinitamente melhor que o Chivas USA, dentro e fora das quatro linhas. O seu rival nunca chegou a ameaçar sua hegemonia. De fato, o único clássico futebolístico dentro do futebol da Califórnia é Los Angeles Galaxy x San Jose Earthquakes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário