quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Conheça o Houston Dynamo, adversário do LA Galaxy na MLS Cup

A exemplo de 2011, o LA Galaxy enfrentará o Houston Dynamo na MLS Cup. A equipe do Texas teve uma campanha semelhante a do LA. Ambos tiveram que passar por um tipo de "Pré-Playoff", já que não conseguiram ficar entre os três melhores em suas conferências. Mas o destino não deixaria de colocar esses dois frente a frente na MLS Cup.

A seguir, você confere um texto que conta tudo sobre os texanos. A história, como chegaram até aqui, o estilo de jogo deles e muito mais. 

História 

Fundado em 1995 como San José Clash, a equipe mudou de nome já em 1999, passando a se chamar o San Jose Earthquakes, com esse nome conquistaram a MLS Cup de 2001 e 2003, e a MLS Supportes' Shield em 2005. Só que nesse ano, a equipe passou a se chamar de forma definitiva Houston Dynamo. 


Além do nome, a equipe mudou a cidade. Deixando de mandar seus jogos em San José para a cidade de Houston, no Texas. Logo em 2006, em sua primeira temporada como Houston, a equipe conquistou a MLS Cup, batendo nos pênaltis a equipe do New England Revolution. E no ano seguinte veio o bi, novamente pra cima do New England. Depois disso, a equipe só voltou a final em 2011, quando perdeu para o LA.

Elenco

Sem grandes estrelas no elenco depois da saída do canadense Dwayne De Rosario, o Dynamo usa a tática como principal artifício para derrotar seus adversários. A equipe também usurpa da velocidade de seus volantes e meias para armar os ataques. Os volantes são Brad Davis e o escocês Adam Moffat, que são os responsáveis pela marcação e pelos contra-ataques. Afinal, todo "volante moderno" tem que atacar com freqüência.


Os meias ofensivos são Ricardo Clark e o hondurenho Bonieck García. O primeiro citado joga pela parte central do campo, já García, arma as jogadas pela direita. 

A principal disputa por vaga na equipe está no setor de ataque. Desde quando Carr se contundiu, quem vem jogando é o senegalês Macoumba Kandji. Outro que pode figurar no ataque dos The Mens In Oranges é Brian Ching, que já jogou 33 vezes neste ano. Único garantido na posição é Will Bruin, que já marcou 16 gols nesta MLS. 

Quem treina a equipe é o escocês naturalizado americano Dominic Kinnear, de 45 anos. Ele chegou ao Dynamo em Janeiro de 2005, quando a equipe se tornou de fato "Houston Dynamo". Obviamente Dominic participou dos títulos de 2006 e 2007, e do vice de 2011, contra o LA Galaxy. 


Forma de jogar

Como foi dito acima, o principal estilo de jogo do Dynamo é o contra-ataque. Só que não é um contra-ataque na maioria das vezes é falho. 

Uma jogada muito bem observada pelo blog "11 contra 11"; quando os jogadores da equipe estão fora de postos, Boniek García mais outro atacante tramam pela direita, Davis avança e Bruin fica na grande área chamando a atenção da marcação, só que quem vai chegar pra concluir é Clark, que tem todo o miolo livre pra ele, já que os outros defensores estão preocupados com outros dianteiros. 

Créditos: 11 contra 11

Quando está sem a bola, a equipe forma um tipo de "quadrado" ao redor do adversário, que sozinho, certamente irá perder a posse de bola. Para evitar isso, Bruce Arena poderá contar com a individualidade de Donovan e Beckham. Vamos torcer pra que dê certo. 


Como chegou na MLS Cup 2012

Da mesma forma que o Galaxy teve que enfrentar o "Pré-Playoff", o Houston Dynamo teve que jogar essa eliminatória. Única diferença foi que o Galaxy chegou em 4° e o Dynamo em 5°, tendo que enfrentar o Chicago Fire fora de casa. A equipe do Texas começou vencendo por 2 a 0 com dois de Bruin. O Chicago só veio diminuir no finzinho com o brasileiro Alex.

Nas semifinais a equipe enfrentou o Kansas City, time vice campeão da temporada regular da MLS 2012 e vencedora da U.S. Open Cup. No primeiro jogo uma vitória por 2 a 0 deu uma excelente vantagem a equipe do Texas, que se classificou para a final mesmo perdendo por 1x0 na casa do adversário.

Foto: Getty Images

Final que por incrível que pareça foi o embate menos complicado. Na ida, 3x1 pros laranjas. Na volta o DC United foi obrigado a partir para o ataque, ciente do péssimo resultado na ida. Porém, o Houston abriu o placar aos 34' com García. O DC United até diminui a vantagem no finzinho com gol de Bošković, mas no agregado ficou 4x2 para o Houston Dynamo, campeão da Conferência Leste. 


LA Galaxy e Houston Dynamo fazem a grande final da MLS Cup no dia 1 de Dezembro às 19h30, no The Home Depot Center. Além do título da MLS, a partida marcará a despedida do astro David Beckham do LA Galaxy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário